terça-feira, 11 de junho de 2013

QUEM USA ÓCULOS TEM UMA HISTÓRIA PARA CONTAR!

Coincidências a parte, os cinco administradores deste blog usam óculos! Por isso, resolvemos compartilhar com os nossos leitores a nossa iniciação ao mundo das armações:



Eu tinha 13 anos quando comprei o meu primeiro óculos, estava na sétima série e, sinceramente, adorei a ideia de utilizá-lo, ainda lembro da minha primeira armação, que devo reconhecer era bastante ousada, com certeza deve ter chamado muita atenção, ela era um pouco anos 70, com as astes levemente inclinadas, sua cor imitava o jeans. Para mim o processo de adaptação foi muito natural, nunca me preocupei com o que as pessoas poderiam pensar, pois me sentia bem, consequentemente, os ‘cumprimentos’: oh, quatro olhos! tinham o efeito contrário, costumava pensar que quem falava assim o fazia porque não sabia que era muito bom contar com um objeto que além de ajudar a corrigir um problema, também falava muito da personalidade do seu dono. Desta forma, posso dizer que mesmo que um dia eu corrija o meu grau com uma cirurgia, é provável que continue utilizando óculos!!








Tenho 2,00 graus de miopia no olho direito e 1,25, no esquerdo. Costumo dizer que sou como uma câmera sem foco. O objeto está sempre muito distante para focar. A primeira vez que usei óculos, achei que o chão era mais alto. Meus passos eram descoordenados. Parecia que muita informação chegava ao meu cérebro de uma só vez. Eu sentia dores de cabeça, mas a composição de imagem que via era perfeita. No início, a qualidade da visão me incomodava. Hoje, três anos depois, sinto que meus óculos são extensão do meu corpo. Raramente, deixo de usá-los. Quando não estou com eles, sinto a necessidade de tê-los em meu rosto. 











Em 2005 comecei sentir meus olhos um tanto quanto "cansados", a visão ficava desfocada quando de longe. Minha mãe me levou no oftalmologista, e assim iniciava minha vida com os óculos. Primeiramente fui induzida a usa-lo somente para descanso, mas conforme o tempo ia passando, eu ia sentindo a necessidade de usa-lo por mais tempo. Hoje uso 1,00 g de miopia para cada olho. Lógico que no inicio não foi tão fácil, a adaptação foi surgindo com o passar dos anos, e hoje não sou a mesma pessoa se não estiver usando meus óculos.








Comecei a usar óculos de forma bem tardia. Quando fiz 18 anos e me alistei, me falaram que eu enxergava mais de um olho do que de outro, mas nunca dei bola. Com 24 anos, já na faculdade tinha dificuldades para ler. Minha cabeça doía e as letrinhas se emendavam umas nas outras. Fui ao oftalmologista pela primeira vez na vida. Foi tiro e queda. 0,50 de astigmatismo no olho esquerdo e 1,00 no olho direito somado a 0,25 de miopia. Não parece um grau tão alto comparado a outras pessoas, mas é o suficiente para me fazer ter enxaquecas horrorosas, além de ficar impossibilitado de estudar e de enxergar o ônibus. Atualmente acho que os óculos fazem parte do meu estilo, além de ser um excelente aliado e amigo.







Não tenho uma grande história para contar aqui. Toda a minha família usa, certamente comigo não seria diferente, mais cedo ou mais tarde, acabaria virando uma “quatro olhos”. Preciso cuidar da visão, sou fotógrafa e dependo dela para exercer a profissão. O diagnóstico foi dado em 2007, miopia e astigmatismo. Não fiquei triste, na verdade fiquei até empolgada. Sempre achei óculos algo bonito e, já que teria que conviver com eles, resolvi escolher uma armação bem linda e chamativa. Queria que ficasse gritando no meu rosto: “eu uso óculos!”.  Sem eles, me sinto estranha, e até um pouco tímida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário